Neste segundo período lectivo o nosso grupo "Direito a Ser Criança" baseou-se na investigação e no planeamento de projectos solidários a desenvolver no futuro.
Começámos por fazer a entrega da recolha feita no primeiro período lectivo. Essa mesma recolha resultou em 40 babetes, 24 fraldas, 62 chuchas, 87 biberões, 16 pacotes de toalhetes, 61 caixas de papas, 14 caixas de leite em pó, 50 tetinas, 18 boiões, 3 sacos de roupa e ainda 1 saco de brinquedos. Fizemos esta entrega no dia 23 de Dezembro (uns dias antes do Natal para tornar as suas festas mais animadas!) ao instituto da Caritas em Setúbal na Bela Vista. As responsáveis receberam os produtos angariados por nós para assim poderem distribuir os itens às mães adolescentes e aos respectivos familiares.
Depois desta iniciativa decidimos então manter o contacto com esta instituição participando noutro projecto da Caritas. O projecto escolhido foi o "Crianças em Risco" que, de forma geral, se trata de acolher crianças entre os 0 e os 10 anos por maus tratos e outras negligências a todos os níveis. Estas crianças moram numa casa em família e consistem num grupo de cerca de 12/13 crianças. Tenta-se ao máximo que as suas vidas sejam levadas o mais normal possível. Cada criança costuma ser visitada pelos pais uma vez por semana durante uma hora numa sala própria na instituição na Bela Vista em Setúbal. As crianças até aos 2 anos de idade ficam em casa e aquelas com mais de 2 anos vão para o infantário ou para a escola. O "Direito a Ser Criança" planeou assim neste segundo período visitar as respectivas crianças do "Crianças em Risco" no terceiro período e fazer uma série de actividades mais lúdicas com elas de forma a que estas possam se abstrair dos seus problemas e se concentrarem em serem felizes. Pretendemos deste modo proporcionar-lhes um pouco mais de felicidade nas suas vidas da melhor maneira que conseguirmos porque de facto elas têm o direito a ser criança.
Ponderámos também convidar o Salvador Mendes de Almeida ao colégio de forma a que este pudesse nos falar sobre a sua experiência de vida e dos projectos de solidariedade que tem desenvolvido. Assim, a sua experiência será com certeza uma mais valia de forma a que nos possa motivar a todos a participar em projectos que promovem a ajuda para com os próximos mais necessitados. Por razões logísticas não foi possível realizar a palestra idealizada inicialmente com o Salvador Mendes de Almeida, no entanto o grupo decidiu passar a entrevistar o próprio no terceiro período lectivo.
Por fim, no âmbito do dia saudável, que se irá realizar no terceiro período por outro grupo de Área de Projecto da nossa turma, decidimos dinamizar uma corrida pela solidariedade destinado ao primeiro, segundo, terceiro ciclo e o secundário. É possível ainda a participação de professores e pais. Os participantes irão pagar uma inscrição simbólica de 1 euro de forma a poder doar o dinheiro angariado a uma instituição humanitária em Palmela. No final da corrida serão sorteados 3 prémios entre os participantes.
Todas estas iniciativas visam incentivar as pessoas a participarem e a desenvolverem projectos solidários. Pretendemos sensibilizar as pessoas que nos rodeiam e mostrar que há pessoas que necessitam da nossa ajuda, nomeadamente as crianças que são são os homens do futuro. Pretendemos motivar as pessoas a participar com aquilo que poderem a qualquer nível pois o mínimo de ajuda é sempre bem-vinda.
"Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, um sonho sonhado por milhões torna-se realidade"
John Lenon